A Imperatriz da Paulicéia fomenta e promove as tradições da cultura popular e afro-brasileira por meio do carnaval e além disso, realiza ações assistenciais através do seu setor social denominado como: Imperatriz Solidária, que surgiu com o objetivo de combater à desigualdade social que afeta significativamente muitas vidas.
Nossos projetos e ações assistenciais são dedicados as todas as fases de vida, amparando a formação de indivíduos socialmente responsáveis e críticos, comprometidos com a comunidade e a sociedade. Promovemos ações socioeducativas, culturais, esportivas, de qualificação profissional e geração de renda, que possibilitam o desenvolvimento social e amparo as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social nas comunidades no entorno da escola.
Acreditamos que desempenhamos um papel fundamental no combate à desigualdade social, já que oferecemos ferramentas para a formação e transformação cidadã, que concede ao beneficiado cidadania e vida digna, tornando-o capaz de se auto sustentar, como de superação das desigualdades sociais.
MANICURE
Neste curso livre oferecemos ao aluno(a) o conhecimento necessário para o exercício da profissão. A manicure é uma profissional que cuida da saúde e do embelezamento das unhas.
As aulas são duas vezes na semana, com duração de 2 horas. Organizado em 8 encontros para carga horária total de 18 horas. O curso livre ainda conta com a entrega de certificados.
Público-Alvo: a partir de 16 anos.
Ajude-nos a continuar com esse projeto, faça sua doação ou seja um(a) voluntário(a)!
RITMOS
Através da dança é possível desenvolver a psico/sócio/afetivo-motricidade, evoluindo a saúde e a qualidade de vida de quem a pratica, além de desenvolver uma consciência e expressão corporal de forma lúdica através da música. Como se não fosse o bastante, a dança é como uma terapia, ajudando a combater o estresse, depressão, frustração e solidão.
Público-Alvo: adolescentes, jovens, adultos e idosos acima de 59 anos.
Ajude-nos a continuar com esse projeto, faça sua doação ou seja um(a) voluntário(a)!
SAMBISTAS
A iniciativa da oficina pretende formar passistas de ambos os sexo, para identificar e integrar novos talentos à ala de passistas da nossa escola. O corpo trabalha técnica do movimento, ritmo, coordenação e a resistência. Destaca-se também que a oficina desenvolve aspectos importantes como a postura, os níveis, empoderamento e autoestima. A atividade é comandada pela rainha de bateria da escola que é profissional de dança e do carnaval.
Público-Alvo: a partir de 14 anos.
Ajude-nos a continuar com esse projeto, faça sua doação ou seja um(a) voluntário(a)!
BALLET
A oficina tem como proposta aliar o estudo da dança, a preocupação com aspectos educativos globais dos alunos(as): disciplina, estímulo ao trabalho em equipe, solidariedade, formação de valores sociais, instiga o conhecimento e integração de diferentes linguagens artísticas (dança, musicalidade, teatro, etc).
Público-Alvo: crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, devidamente matriculados na escola e que apresentem boa frequência e desempenho.
Ajude-nos a continuar com esse projeto, faça sua doação ou seja um(a) voluntário(a)!
CAPOEIRA
A proposta da oficina é apresentar as crianças e adolescentes, através da Capoeira uma mistura de luta, dança, cultura popular e música. São aulas que vão além da prática esportiva, que promove e fomenta a cultura afro-brasileira, que ensina: ginga, dança, movimentos básicos e complexos da capoeira regional e de Angola.
Público-Alvo: Público-Alvo: crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, devidamente matriculados na escola e que apresentem boa frequência e desempenho
Ajude-nos a continuar com esse projeto, faça sua doação ou seja um(a) voluntário(a)!
MUAY THAI
A prática do esporte Muay Thai, enquanto instrumento eficaz de acesso ao desenvolvimento da disciplina, cidadania, sociabilidade e autonomia, evitando a exclusão social, haja vista que estas atividades têm a contribuir com todo o desenvolvimento físico – corporal, cognitivo, afetivo e social, incentivando a busca por uma vida saudável e consequentemente o afastamento das drogas e da violência.
Público-Alvo: a partir de 7 anos, no caso de crianças e adolescentes precisam estar devidamente matriculados na escola, com bom desempenho e boa frequência escolar.
Ajude-nos a continuar com esse projeto, faça sua doação ou seja um(a) voluntário(a)!
JIU-JITSU
O jiu-Jitsu brasileiro, promove o desenvolvimento do indivíduo além da ferramenta de defesa pessoal ou prática esportiva, uma vez que destaca o hábito saudável da alimentação equilibrada harmonizada com o bem estar. Nosso intuito de promover uma competição com a intensão de levar os alunos à prática esportiva como ferramenta de inclusão social e de transformação.
Público-Alvo: a partir de 07 anos, no caso de crianças e adolescentes precisam estar devidamente matriculados na escola, com bom desempenho e boa frequência escolar.
Ajude-nos a continuar com esse projeto, faça sua doação ou seja um(a) voluntário(a)!
PERCUSSÃO MIRIM
O objetivo desta atividade é despertar o interesse de crianças e adolescentes pela música, convivência e diversidades oferecidas por meio do contato e aprendizagem dos instrumentos que compõem uma bateria de escola de samba.
Ainda atrair e atribuir novos membros sendo esses as crianças, adolescentes e possivelmente pais e mães que, a partir desta atividade, se interessem em integrar a bateria oficial da escola.
Público-Alvo: crianças e adolescentes, entre 07 a 14 anos, devidamente matriculados na escola e que apresentem boa frequência e desempenho.
Ajude-nos a continuar com esse projeto, faça sua doação ou seja um(a) voluntário(a)!
REFORÇO ESCOLAR
Objetivo é oferecer um tempo extra de aula além do ensino regular, por uma hora uma vez na semana, as disciplinas que geram muitas dúvidas e os alunos têm mais dificuldade, como: matemática e português O reforço escolar tem por objetivo a aprendizagem dos educandos em nível de desigualdade com ritmo da turma, consolidando e ampliando os conheci-mentos, enriquecendo as experiências culturais e sociais, para ajudá-los vencer os obstáculos presentes em sua aprendizagem.
Público-Alvo: alunos que estejam devidamente matriculados no 1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano da educação básica.
Ajude-nos a continuar com esse projeto, faça sua doação ou seja um(a) voluntário(a)!
Veja os depoimentos de alguns alunos participantes do projeto:
Programa idealizado em agosto de 2020, com objetivo de promover a inclusão social de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social em uma UNIVERSIDADE particular, por meio de bolsa de estudos que podem chegar a 80%.
A Imperatriz Solidária, visa possibilitar o empoderamento e mobilidade social da população pobre das comunidades assistidas pela agremiação, através da EDUCAÇÃO. As bolsas são para cursos de graduação e pós graduação.
Para o sucesso deste programa, contamos com a leal parceria das instituições parceiras: Faculdade Vangogh e Faculdade Dom Ricardo, além do apoio do Rotary Vila Matilde – Centenário.
Público-Alvo: interessados em ingressar em faculdade, após a conclusão do ensino médio.